O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é um programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e tem por objetivo fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério básico, numa ação que articula a participação de estudantes dos Cursos de Licenciatura das Universidades Públicas nas escolas da Educação Básica sob a supervisão de professores da Universidade.

Em 2009 a UNEB iniciou a sua participação no PIBID com onze (11) subprojetos sob a Coordenação Institucional da Professora Eliene Maria da Silva, referente ao projeto A docência partilhada: universidade e escola básica como espaços que favorecem a construção dos elementos essenciais à docência. Em 2011, O PIBID UNEB passou para dezoito (18) subprojetos, com a implementação do Projeto Institucional Ensino superior e educação básica: articulando saberes, tendo como coordenadoras institucional e de gestão, respectivamente, as professoras Dayse Lago de Miranda e  Marcea Andrade Sales.  Em 2012, este quantitativo foi ampliado para trinta e nove (39) subprojetos, distribuídos em dezoito (18) Campi e a professora Patrícia Júlia Souza Coêlho assumiu a coordenação institucional do projeto A docência partilhada: universidade e escola básica como espaços que favorecem a construção dos elementos essenciais à docência, juntamente com a professora Camila de Souza Figueiredo.

Com aprovação do projeto institucional Da iniciação à docência: ressignificando a prática docente, em 2013, sob a coordenação da Professora Camila de Souza Figueiredo, juntamente com as professoras Janaína de Jesus Santos, Martha Benevides da Costa e Patrícia Júlia Souza Coêlho, o PIBID UNEB- CAPES passou a contemplar quarenta e nove (49) subprojetos desenvolvidos em dezenove (19) Campi da Universidade do Estado da Bahia.

Em 2018, é aprovado o projeto institucional Processos Formativos da Docência: a articulação de saberes no “entre-lugar” universidade e escola, sob a coordenação da professora Eliene Maria da Silva e posteriormente, do prof. Ubiratan Azevedo de Menezes, o PIBID UNEB- CAPES passou a contemplar cinquenta e dois (52) núcleos desenvolvidos em vinte um (21) Campi e cinco (05) Polos da Unidade Acadêmica de Educação a Distância – UNEAD da Universidade do Estado da Bahia.

Esse crescimento demonstra o compromisso da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UNEB em qualificar os cursos de Licenciatura através da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas na rede púbica de educação básica – municipal e estadual, proporcionando, assim, aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.

 

Em 2013, foi lançado o Edital PIBID nº 18/2013 FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia). A UNEB ampliou as suas vagas através desse Edital, com o Projeto Institucional Caminhos da/para a docência: da iniciação à profissão docente, coordenado pela professora Marcea Andrade Sales. O referido projeto, cujo objetivo era discutir o processo da formação de professores da educação básica a partir das experiências com a iniciação à docência em cursos de Licenciatura ofertados pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB, contempla dez (10) subprojetos que são desenvolvidos em 10 Campi da UNEB, existentes na capital e no interior do Estado da Bahia.

A implementação do Projeto institucional do PIBID FAPESB buscou consolidar ações concernentes à profissão docente no Estado da Bahia, repensando o lugar e os caminhos da docência e revendo a relação Universidade-Escola, a fim de alcançar relações mais institucionalizadas e democráticas a favor da valorização docente e de uma educação pública de qualidade. As atividades foram concluídas no primeiro semestre de 2015.

 

O Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a Diversidade teve como coordenador institucional o professor Marcos Luciano Lopes Messeder e coordenadora de área gestão de processos educacionais a professora Sandra Magalhães e apresenta como objetivos: promover a partilha de experiências docentes intra, inter e transculturais evidenciadas dialogicamente entre pedagogia da terra e a pedagogia indígena nos âmbitos da educação da educação básica e superior. O referido projeto foi implementado em 2013, a partir do Edital: PIBID Diversidade, Edital nº 066/2013 e concluiu suas atividades no primeiro trimestre de 2018.