UNEB é destaque na seleção de propostas para PIBID e Residência Pedagógica

 

A UNEB ocupa o primeiro lugar, entre as universidades estaduais baianas, em número de propostas aprovadas pelos programas Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica, vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Os resultados preliminares, divulgados no último dia 29 de abril, destacam o compromisso da UNEB com o percurso formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura, futuros professores da educação básica.

“Esse resultado reafirma o empenho da universidade em investir em ações institucionais de iniciação  a  docência  que fortaleçam os cursos  de licenciatura, a partir de uma interlocução  com a educação básica, consolidando  assim  uma política de graduação  socialmente referenciada”, afirmou Eliene Maria da Silva, pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd) da UNEB.

No PIBID, a UNEB alcançou 1.291,38 pontos, dos 1.500 possíveis no mérito do projeto e análise de indicadores, o que a coloca em 38º lugar entre as universidades brasileiras. Na Bahia, a UNEB obteve o 3º lugar entre as 11 Instituições de Educação Superior (IES) do estado que apresentaram propostas.

“Este índice é fruto de um empenho coletivo que vem sendo de todos os envolvidos com o programa, demonstrando o compromisso e seriedade do trabalho desenvolvido”, explicou a professora Diana Tigre, coordenadora do PIBID UNEB.

No Programa Residência de Pedagógica, a UNEB alcançou 1.301,27 pontos, entre os 1500 possíveis no mérito do projeto e análise de indicadores, pontuação que coloca a universidade em 33 º lugar entre as instituições que concorreram ao edital em todo o país.

No estado, esses números concederam à UNEB a conquista da primeira colocação, entre as 12 Instituições baianas que apresentaram proposta ao Programa.

“Esse resultado garante a continuidade de ações voltadas para a iniciação à docência na universidade, etapa essencial para a formação qualificada daqueles que irão vivenciar o ensino diretamente nas salas de aula”, explica Monalisa dos Reis, coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica.

Essa etapa da publicação não estabelece o número de cotas destinado ao programa na instituição. Tal dado será obtido somente na próxima fase, que será divulgada em breve.

O PIBID e a Residência Pedagógica visam o aperfeiçoamento da iniciação à docência e do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola da educação básica. Os estudantes, acompanhados por professores, desenvolvem planos de aulas, instrumentos de avaliação, leitura de livros, entre outras atividades.

Fonte: ASCOM/UNEB